About

Meu nome é Alberto Souza e atualmente sou desenvolvedor e instrutor pela Caelum. Além disso, sou o autor do livro sobre Spring MVC na Casa do Código. O blog foi criado para servir como fonte de armazenamento sobre qualquer aprendizado que eu tenha sobre o framework. Caso queira tirar alguma dúvida fique a vontade e faça um comentário aqui no blog :).

27 thoughts on “About

  1. Gostei muito do blog, conteúdo muito bom em português,
    procurei no blog mas não encontrei tem algum artigo relacionado ao spring data jpa com multi-tenancy?

    Like

  2. Parabéns Alberto pelo excelente conteúdo tanto do livro quanto do blog. A única lacuna que senti em relação aos dois, seria exemplos de uso de Ajax com Spring. Vejo muitos exemplos na internet usando JQuery que não funcionam. Pesquisando por outros livros também, achei bem pouco sobre o assunto.

    Like

  3. Boa Noite Alberto, estou criando um projeto no OpenShift com SpringBoot, mas reparei que depois de algum tempo o openshift desaloca o SpringBoot da memória sendo necessário esperar ele subir a instancia novamente, teria alguma forma de ficar no ar sempre igual fica na minha maquina local?

    Like

  4. Alberto tudo bom? Bom como o blog é sobre spring, que tal falar sobre a cli do spring boot? eu tenho criado com alguns colegas um plugin para fazer scaffold via cli do spring boot, dá um saque no meu post e no repositorio do projeto, quem sabe pode virar um artigo aqui tbm 🙂 e queremos também forks e discutir bug/melhorias/ e etc segue os l
    inks: https://medium.com/@josevieiraneto/spring-boot-scaffold-cli-587045fb9902#.qfav9t9fi
    projeto: https://github.com/NetoDevel/cli-spring-boot-scaffold

    Like

  5. Olá professor Alberto!
    Tive o prazer de estar na turma do curso de Struts láááááááááá atrás na Caelum em SP, a sua primeira turma quando você entrou para o time de instrutores da Caelum, tu é o baiano mais doido e gente boa que eu conheço, além de ter uma didática muito, muito boa. Estou fazendo o seu curso de NodeJS na Alura e deu vontade de dar esse alô pra você e te deixar um forte abraço. Duvido que lembre de mim mas eu derramei coca-cola na mesa da sala de aula hahahahahahahaha….
    Forte abraço e continue com esse trabalho maravilhoso que vem fazendo, de vez em quando acompanho você também nos podcasts do pessoal da Caelum e no Jovem Nerd.

    Like

    • É claro que lembro. A sua pergunta se era minha primeira aula na empresa foi marcante :). Fico feliz que você acompanhando os posts do blog e que ainda esteja perto da gente através da Alura :).

      Like

  6. Ótimo blog, seria muito legal se existisse uma tela com a listagem de todos os posts pelo título, para facilitar a navegação de quem começou a acompanhar o blog agora.

    Like

  7. Alberto Souza parabéns pelo blog, um ótimo conteúdo! Só tenho uma sugestão: adicionar um menu com todos os títulos de posts pra que possamos ter uma visão geral dos posts do blog e assim ficaria mais facil escolher a ordem que queremos ler.

    Like

  8. Olá, parabéns pelo blog. Uma dúvida, não encontrei em lugar algum. Como incluir prelude.jspf em java config spring boot (sem necessitar do web.xml) ?

    Like

  9. O link do livro está quebrado.

    Gostaria de tirar uma dúvida:
    Seria possível o spring servir toda uma camada de acesso a dados genérica por requisição rest (passando os beans xml já instanciados via requisição post) de forma genérica?

    Minha ideia seria informar ao controller geral que operação desejo realizar apenas passando para o mesmo um objeto que contém um bean e mais alguns atributos.

    Não estou querendo criar diversos projetos de acesso a dado MVC aqui na empresa e gostaria de saber se há impedimentos técnicos quanto a isso.

    Obrigado.

    Like

    • Opa, acho que a solução super genérica vai gerar mais trabalho do que ganhos. Vai ser complicado ter um objeto só… O que vai ser validado? A validação vai ter que ser feita em função do tipo de requisição e aí você vai já perder a validação automática provida pelo framework… Se você receber tudo como um mapa, vai receber tudo como String e aí vai perder a tipagem… Minha sugestão é criar quantos controllers e métodos forem necessários e, a partir daí, descobrir o que pode ser reaproveitado.

      Like

      • Obrigado pela resposta Alberto. Minha ideia seria apenas trafegar o objeto conhecido na outra ponta para não ter que reescrever os métodos. Foi bom você pontuar a perda da tipagem, não sabia que não se podia aproveitar o objeto passado via post. Meu grande receio é que muito do código de manutenção de dados (CRUD) não fosse reaproveitável. Como não tenho uma equipe muito grande cada aplicação isolada gera um curso muito grande para a empresa.

        Like

Leave a comment